segunda-feira, 29 de abril de 2019
Galatazarai
O Bairro de Galatazarai é o Bairro da Torre. Fica na margem Norte do Corno de Ouro. Na parte europeia de Istambul. Casa antigas, ruas estreitas e praças com sol. Dizem que o Marco Polo viveu aqui.
É uma zona da cidade onde desde a idade média, viveram os genoveses, depois os búlgaros, austriacos e desde o século XVII franceses. Por isso foi aqui que fundaram o liceu francês. Um bairro de pequenos comerciantes e artífices de detalhe tecnológico tipo relojoeiros, tipografos e oculistas.
Já no século XX os "jovens turcos", comandados pelo Kemal Ataturk transformaram o privadissimo liceu francês, num liceu público. Aconteceu na dinâmica de modernizar e criar progresso social afastando no mesmo safanão as veleidades coloniais das nações europeias e os conservadorismo religiosos islâmicos. Foram também " os jovens turcos" que fundaram o Galatazarai Sport Club.
Na ruas estreitas afastadas da Praça de Galatazarai, há cafés onde se está a beber chá, fumar chicha, jogar gamão e discutir política em todas as línguas.
É assim em Galatazarai desde o mais remoto início dos tempos e será assim até à eternidade.
Mesmo debaixo da Ponte de Galata que junta as duas margens do Bósforo e liga o bairro de Galatazarai ao lado de Sultanamed onde estão os principais palácios e onde moravam imperadores, a corte e os seus burocratas, ali mesmo, junto às águas vende-se peixe.
Peixinho bom. Fresco. Peixe humilde para gente humilde: carapaus, cavalas, fanecas e taínhas. São bancas de venda ambulante e cada uma está equipada com um fogareiro que permite assar logo ali o peixe que se comprou. Ao lado outros vendedores em carrinhos vendem sandes de peixe assado que escolhemos na banca do vizinho. Há também quem vendas as bebidas. Iogurte, café e chá.
Estão por ali umas mesas encostadas onde se pode abancar e comer em cima das toalhas de plástico limpas diligentemente com um pano húmido e gotas de limão. Refeições baratas, para gente do bairro, empregados no comércio, trabalhadores das obras, estudantes e ocasionais viajantes sem guita.
Hoje, na rádio não paravam de falar em Galatazarai. Talvez seja por isso que me deram ganas de comer uma sandes de cavala com picante acompanhada de iogurte e chá de maçã..
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário